Nossa Senhora da Paz

O bairro Jardim Petrópolis foi criado no ano de 1971 e em seus primeiros anos, as famílias que ali moravam, não contavam com uma igreja onde pudessem realizar as celebrações religiosas.

Para suprir essa necessidade as famílias começaram a promover a celebração de missas em suas residências conforme era possível, porém com o passar do tempo percebeu-se a necessidade de um local próprio, onde todos pudessem viver plenamente a fé, com todas as atividades próprias da caminhada espiritual.

Assim iniciou-se um movimento com vistas a alcançar esse objetivo, com a realização de várias promoções como festas, rifas, livro ouro e outras formas de arrecadação para a construção da capela. A primeira reunião foi realizada na residência do Sr. José de Arsênio e D. Adalgisa, onde foi formada uma comissão que seria responsável por todo o processo, relacionada a seguir:

– Vanusa Coutinho – Presidente
– Leda Vieira de Souza – 1ª Vice-presidente
– Lúcia de Almeida – 2ª Vice-presidente
– Loíscir A. Correa – Tesoureira
– Eliete Moura Mouret – 2ª Tesoureira
– Adalgisa da S. Moraes – Secretária
– Eliete Maria Teixeira – 2ª Secretária

Conselheiras:
– Lourdes Oliveira
– Maria Araújo
– Neide Bastos Silva
– Linda Ribeiro
– Nilce de Moura Paula

O terreno para construção, localizado na Rua Neide Luiza Bastos Vieira, foi doado pelo Sr. Guilherme Petengil, então proprietário da construtora que havia construído as primeiras casas do bairro.

A inauguração da capela aconteceu no dia 10/09/1977, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo então Bispo Auxiliar Dom Bonifácio Piccinini e concelebrada pelo Padre Gonçalo Ochôa, com a participação do conjunto musical do Patronato Santo Antônio. Nesta primeira missa, foi dada a benção e feito a entronização da imagem de Nossa Senhora Paz, escolhida como padroeira da comunidade nascente. Em dezenove de novembro do mesmo ano, foi celebrada a Primeira Eucaristia das crianças da comunidade, presidida pelo Padre Gonçalo Ochôa.

Em seus inícios, a Capela Nossa Senhora da Paz era pequenina e tinha seu acabamento em tijolos aparente. No ano de 1985, a capela recebeu o forro de madeira.

Com o passar do tempo a Comunidade foi se desenvolvendo. No período que se seguiu ao ano de 1999, a coordenação da comunidade, formada pelos coordenadores gerais José Eduardo Penna e Maria Auxiliadora Penna, Enio Sérgio Pinto Toaffa e Fátima Izabel Toaffa (vice-coordenadores) Otaviano Teixeira Junior (tesoureiro) Luiz Roberto da Costa Pinto (vice-tesoureiro), Zarife F. Jacob Noronha (secretária) e Madalena Alécio (vice-secretária), assumiu a administração e conduziu a construção do centro de Catequese que recebeu o nome de São Domingos Sávio. A inauguração aconteceu no ano de 2004 e contou com a presença do então pároco, Pe. Segismundo Martinez, hoje bispo de Corumbá.

A partir do ano de 2009, a coordenação passou a ser assim composta: José Eduardo Penna e Maria Auxiliadora Penna (coordenadores, Aída Ribeiro Alves (vice-coordenadora) Zarife F. Jacob Noronha (tesoureira) João Batista Medeiros (vice-tesoureiro), Maria Inês Ayala (secretária). Sob o comando desta nova coordenação, a Capela passou por uma grande reforma de ampliação, que contou com a orientação e apoio do Pe. Neri Tondello, reitor do Seminário de Juína, que atuava como vigário em nossa comunidade, naquela época, hoje bispo de Juína. Foi uma reforma de grande porte que transformou também seu aspecto estrutural dando uma aparência totalmente diferente daquela primeira capelinha. A parte principal desta o obra foi concluída no de 2012, período em que nossa paróquia era conduzida pelo Pe. Osvaldo Scotti.

Atualmente a coordenação em exercício vem dando continuidade no projeto previsto e já se prepara para uma nova empreitada de construção de um salão com cozinha para a realização de suas festas e atividades.

Oração

Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, eis a vossos pés, vossos filhos tristes, perturbados e cheios de confusão, pois afastou-se de nós a paz, por causa dos nossos pecados.

Intercedei por nós para que fiquemos em paz com nosso Deus e nosso próximo, por vosso Filho Jesus Cristo. Ninguém pode dá-la senão esse vosso filho que recebemos das vossas mãos.

Quando nasceu de vossas puríssimas entranhas em Belém, os anjos nos anunciaram a paz, e quando Jesus deixou o mundo, prometeu a paz como sua herança. Vós, ó Bendita, que trazeis sobre os vossos braços o Príncipe da Paz, mostrai-nos esse Jesus e deixai-O em nosso coração. Rainha da Paz, estabelecei entre nós o vosso reino e reinai com vosso Filho no meio do vosso povo que, cheio de confiança, se recomenda à vossa proteção (apresentar a súplica…).

Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio, expulsai de nós o espírito de inveja, de maledicência, de ambição e de discórdia. Fazei-nos humildes na fortuna, fortes no sofrimento, ricos em paciência e caridade, firmes e confiantes na Divina Providência.

Com o menino Jesus nos braços, abençoai-nos, guiando os nossos passos no caminho da paz, da união e da mútua caridade, para que formando aqui a vossa família, possamos no céu bendizer-vos e a Vosso Divino Filho Jesus, por toda a eternidade. Nossa Senhora da Paz, rogai por nós. Amém.