Santa Ana e São Joaquim

Facebook Santa Ana e São Joaquim

Instagram Santa Ana e São Joaquim

Missa aos Sábados às 19h00  e Domingo ás 07h30

Endereço:Rua dos Babaçus, 03 – Jardim das Palmeiras, Cuiabá – MT, 78680-170-localização: https://maps.app.goo.gl/XnCmy7AjA5dx3NAU6

Telefone 65 99343-5876 (WHATSAPP)

e-mail: comunidadesantanaejoaquim@gmail.com

Missa em ação de graças aos padroeiros Santa Ana e São Joaquim
Todo dia 26 de cada mês  – com adoração ao Santíssimo

Terço dos Homens

Todas as terças-feiras, às 19h30

Encontro de Mulheres

Todas as quartas-feiras, às 16 horas

Batismo

Todo último domingo do mês – informações  – 65 99343-5876

Curso de batismo acontece todo primeiro sábado do mês na nossa paróquia Nossa Senhora da Guia  –  mais informações 3025-1400

Catequese – Eucaristia e Crisma

Informações – 65 99343-5876

Matrimônio

Para celebração do sacramento do matrimônio, entre em contato com a coordenação pelo email:comunidadesantanaejoaquim@gmail.com ou 65 99343-5876

Pastoral Familiar

Pastoral da Juventude

Pastoral Social

Pastoral do Dízimo

Fale com a coordenação do dízimo pelo e-mail:

comunidadesantanaejoaquim@gmail.com  ou 65 99343-5876

Pastoral da Comunicação

Comunicação interna ou externa das atividades da comunidade, entre em contato 65 99343-5876

Pastoral da Sobriedade

Pastoral Carcerária

Conheça nossa história

A consagração da capela à Santa Ana e, posteriormente, São Joaquim, no Bairro Jardim das Palmeira, ocorreu em dois momentos diferenciados. No início da década de 1980, quando os primeiros moradores do Bairro Jardim das Palmeiras se reuniram para tratar de assuntos relacionados ao nascente bairro e a constituição de uma comunidade, surgiu a proposta da construção de uma capela numa área cedida pelo prefeito em exercício, Anildo de Lima Barros. A capela atenderia aos moradores dos bairros adjacentes que foram convidados a participarem da nova comunidade e da construção da capela.

A pedra fundamental foi lançada em 12 de maio de 1985, com uma missa solene presidida pelo arcebispo de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini. Ao se discutir a quem seria dedicada a capela, foi resgatada uma tradição e devoção à Santa Ana, presente no bairro Chácara dos Pinheiros, trazida e alimentada pela família Pinheiro da Silva. Quando Úrsula Pinheiro trouxe a imagem da gloriosa Santa Ana da sua Fazenda Velha, município de Santo Antônio do Leverger, para Chácara dos Pinheiros, decidiu doá-la à comunidade para ser entronizada na capela recém- construída.

Portanto, a festa de Santa Ana é uma tradição secular, nascida da expressão profunda de religiosidade da família Pinheiros da Silva e que se estendeu entre os moradores do bairro. A comemoração da Santa envolvia toda a comunidade e tinha duração de 12 dias, com muita alegria entre oração, cururu, siriri e cânticos devocionais à Santa Ana, Gloriosa Mãe de Maria.

No ano de 2013, o vigário da paróquia Nossa Senhora da Guia sugeriu que a capela fosse dedicada aos pais de Maria, avós de Jesus. A capela passou a ser denominada de Santa Ana e São Joaquim. Assim, esta tradição, trazida para a comunidade Santa Ana e São Joaquim, perdura até os dias atuais. A comemoração inicia, geralmente, na data do dia dos Padroeiros – 26 de julho – com Missa, exposição do Santíssimo e, em seguida, chá com bolo.

Oração para São Joaquim e Santa Ana

Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus, São Joaquim e Santa Ana, nós vos saudámos e bendizemos com devoção e amor.

Alegramo-nos de todo o coração pela Vossa glória e por aquele sublime privilégio pelo qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima.

Rogai por nós a Jesus e a Maria para que nós os agrademos em tudo. Tende piedade de nós como os pais têm de seus filhos.

Nós vos pedimos do fundo do coração para que intercedeis ao vosso divino Neto para que nos ajude na nossa caminhada e ilumine os nossos espíritos.

Sede nossos consoladores na vida e na morte.

Assisti-nos na nossa última agonia, para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possamos chegar ao céu.