Santa Maria Goretti

e-mail: comunicacaomariagoretti@gmail.com

Horário da Missa: Todos os Domingos às 07h30

Batismo

Todo terceiro domingo do mês, falar com Terezinha ou Cida.

Eucaristia infantil e adulto

Inscrições abertas de Fevereiro a maio, falar com Terezinha ou Cida durante a semana das 7h às 11h.

Crisma

Inscrições abertas de Abril a Junho, falar com Terezinha ou Cida durante a semana das 7h às 11h.

Confissão

Somente na Páscoa e Natal, agendadas na comunidade.

Matrimônio

Para celebração do sacramento do matrimonio, falar com Daiana e Rubens.

Unção

Maiores Informações, clique aqui.

Pastoral Familiar

A comunidade tem projetos estruturais como Pré-Matrimonial e Pós Matrimonial, se ocupa de casos especiais de famílias em situação de conflito visando promover, fortalecer e evangelizar as famílias.

Quer participar ou ajudar, entre em contato com Daiana e Rubens.

Pastoral da Juventude

Pastoral Social

A comunidade promove justiça social com doações de cestas básicas e remédios a famílias demandantes

Quer participar ou ajudar, entre em contato com Ricardo

Pastoral Dizimo

Inscrições para o dizimo, entre em contato com Enildo, durante a semana das 7h às 11h e nos domingos antes ou após a missa.

Pastoral Liturgia

Quer participar da liturgia, entre em contato com Álvaro

Pastoral da Comunicação

Comunicação interna ou externa das atividades da comunidade, entre em contato com Janete Hartmann (W65 981331110)

Pastoral da Sobriedade

Pastoral Carcerária

História da comunidade

Resumo da História da Capela Santa Maria Goretti

Em 1983, alguns representantes católicos, residentes nos bairros Coophema e Jardim Gramado, com incentivo do Padre Mário Gosso, então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó, decidiram iniciar a construção de uma capela na região. Na época,  foram sugeridos três nomes para padroeiro da capela, dentre eles o de Santa Maria Goretti, italiana, como o padre Mário, que deu muito apoio na criação da comunidade.  Em novembro do mesmo ano, realizou-se a benção da Pedra Fundamental pelo arcebispo Dom Bonifácio Piccinini e se deu início às obras.

A construção foi iniciada em forma de mutirão com participação ativa do grupo de jovens. Decorridos alguns meses de trabalho, as paredes estavam quase prontas, mas foram derrubadas totalmente por uma forte ventania. Mesmo assim, a construção continuou com o empenho das pessoas que arrecadavam fundos para obra, por meio de quermesses, almoços, livro de ouro, festas, entre outras ações. Também foi utilizada uma doação em dinheiro vinda da Alemanha, por intermédio do  padre Mário Gosso e o do Arcebispo Dom Bonifácio Piccinini.

As obras duraram aproximadamente 02 anos e a primeira missa foi celebrada em agosto de 1985. As primeiras atividades espirituais da comunidade foram grupo de jovens “Laura Vicuña” e a catequese. Em 06/07/1987 a capela recebeu a imagem de Santa Maria Goretti que foi doada por Dona Odila Albertini. Esta escultura foi feita pelo artista plástico e escultor português Francisco Charneca.

O nome de Santa Maria Goretti, para ser padroeira da capela, foi escolhido devido  à participação e à animação dos jovens, na comunidade, uma vez que Maria Goretti deu testemunho de maturidade cristã quando foi martirizada, aos doze anos, por defender sua pureza.

Oração à Santa Maria Goretti

Deus nosso Pai, Santa Maria Goretti foi capaz de perdoar àquele que lhe fez mal e que lhe tirou a vida. Dai-me a graça de saber perdoar, dai-me a graça de perdoar mais do que ser perdoado. Dai-me, também, pela intercessão de Santa Maria Goretti, pureza de coração e retidão de intenções. Perdoai, Senhor, meus pecados e recriai em mim um espírito novo. Amém.

Santa Maria Goretti, rogai por nós.     Escultura de Santa Maria Goretti que fica na parte externa da Capela