Reitor-mor dos salesianos chega a Cuiabá dia 13 de março

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, no Coxipó, se prepara para um momento histórico de celebração: os 130 anos da presença salesiana em Cuiabá, que será comemorado com a presença do cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos e 10º sucessor de Dom Bosco.
É um marco significativo que reflete não apenas a trajetória da comunidade religiosa, mas também a profunda ligação com a história e a espiritualidade da região. A chegada dos salesianos em Cuiabá remonta ao final do século XIX, quando São João Bosco, conhecido como Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, enviou seus missionários para expandir o trabalho educacional e evangelizador na América do Sul. A primeira comunidade salesiana foi estabelecida em 1894, marcando o início de uma jornada de dedicação e serviço à comunidade local.
Ao longo dos anos, os salesianos deixaram uma marca indelével em Cuiabá, comprometendo-se com a educação, a formação espiritual e o desenvolvimento integral dos jovens e da comunidade em geral. Suas escolas, instituições sociais e paróquias tornaram-se pilares da vida religiosa e educacional na cidade.
O Cardeal Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco, está no Brasil desde o dia 6 de março e chega a Cuiabá nesta quarta-feira, dia 13, para participar das comemorações dos 130 anos da presença salesiana em Cuiabá. Sua vinda é um testemunho do compromisso contínuo da Congregação Salesiana em cultivar a fé, promover a educação e servir os mais necessitados.
A programação das comemorações inclui uma série de eventos ao longo de três dias, com destaque para a Missa de Ação de Graças na Catedral Bom Jesus de Cuiabá, dia 15/03, 18h30.
Este momento especial é uma oportunidade não apenas de celebrar o passado, mas também de renovar nosso compromisso com os valores salesianos de amor, serviço e solidariedade. Convidamos toda a comunidade a se juntar a nós nesta ocasião única para expressar nossa gratidão e reafirmar nossa missão de construir um mundo melhor para todos.

PRESENÇAS CONFIRMADAS

A missa do dia 15/03 já tem presença confirmada do governador Mauro Mendes, primeira-dama Virgínia Mendes, vice-governador Otaviano Piveta e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho.
Quem foi Dom Bosco
São João Bosco, também conhecido como Dom Bosco, foi um sacerdote italiano visionário que dedicou sua vida aos jovens, especialmente aos mais pobres e marginalizados. Fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida como Salesianos, com o propósito de educar e evangelizar a juventude. Seu exemplo inspirador continua a guiar a missão salesiana em todo o mundo.

Programação em Cuiabá

13/03/24 – quarta-feira
16h – Acolhida do Reitor-Mor no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, a ser realizada pelos estudantes do ensino fundamental I e II, bem como pelos grupos da Pastoral.

14/03/24 – quinta-feira
8h – Encontro do Reitor-Mor com os alunos do Colégio São Gonçalo, Colégio Santo Antônio, Colégio Sagrado Coração de Jesus (FMA) e Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA).
16h – Visita à obra social São Domingos Sávio – Pedra 90
19h – Missa na Paróquia São Gonçalo do Porto, com a presença da Família Salesiana.

15/03/24 – sexta-feira
8h15 – Simpósio Missionário Salesiano