Foi inaugurada neste dia 29 de julho, em Cuiabá, a obra social Dom Bosco, em parceria da Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó com o Colégio Salesiano Santo Antônio. A previsão é atender 200 crianças e adolescentes (de 6 a 17 anos) da região do Coxipó que vivem em situação de vulnerabilidade. As instalações funcionam na igreja Santa Maria Goretti, no bairro Coophema. Serão oferecidas atividades lúdicas, evangelização e alimentação para os assistidos nos períodos da manhã e da tarde. O funcionamento da obra social Dom Bosco a pleno vapor deve ser a partir de setembro, mas desde agora algumas atividades já estão em andamento.
A inauguração da obra social Dom Bosco teve a bênção do arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio, e presença de autoridades salesianas e da Prefeitura da capital. Dom Mário ressaltou que essa nova obra é também um alerta para que outras paróquias e congregações religiosas possam ir ao encontro das necessidades da população com mais obras sociais. “E isso está bem dentro do Evangelho. Quando nos deixamos evangelizar, nos despertamos para a santidade, para a caridade, para a esperança. Mas também quando o Evangelho é verdadeiro em nós, desperta o bom samaritao, que às vezes está adormecido. O bom samaritano é aquele que cura as dores, que vai ao encontro, que se aproxima, aquele que realmente vai aonde ninguém ainda foi. Essa obra interpela não somente a nossa Igreja, mas também a nossa cidade, para que políticas públicas, ações eclesiais, contemplem em primeiro lugar o ser humano e o mais necessitado”.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, padre Marcelo Fujimura, destacou que a Comunidade Santa Maria Goretti foi escolhida para sediar a obra social Dom Bosco por conta da sua localização, para que possa atender a grande quantidade de crianças carentes existentes na região. “Mas também foi muito importante a abertura que a comunidade deu para que fosse instalada aqui a obra”. Segundo padre Marcelo é atender quem mais precisa.
Para viabilizar a obra foram firmadas parecerias, uma delas foi com o grupo Canopus, que sempre tem apoiado ações da Paróquia Nossa Senhora da Guia. É a concretização da união de esforços para tirar crianças das ruas e ajudar a promover uma vida mais digna. A Missão Salesiana aportou mais de R$ 1,2 milhão para que fosse feita a construção de salas e a reforma da cozinha para que a obra funcionasse. Assim, as crianças serão atendidas sem qualquer custo para as famílias. “É uma forma de mostrar que essas crianças são importantes pra nós. Elas não são o futuro, elas são o presente, é agora que temos que agir”, disse padre Marcelo.
Quem pode participar
A obra social Dom Bosco é para crianças carentes que são selecionadas com base avaliação de assistentes sociais que analisam a renda familiar e a situação em que as crianças vivem. Os interessados em garantir uma vaga para seus filhos devem procurar por Ana Rita ou Cláudia na secretaria da igreja Santa Maria Goretti, em horário comercial.
É imprescindível que as crianças estejam devidamente matriculadas em escola regular e frequentando as aulas. Quem estuda de manhã será atendido na obra social no período da tarde e quem estuda à tarde participará pela manhã.